segunda-feira, 16 de maio de 2011

DIEESE REALIZA ESTUDO SETORIAL DA CONSTRUÇÃO EM 2011

O cenário nacional de 2010 foi marcado por crescimento econômico, com elevação de 7,5%, no PIB, o maior dos últimos 25 anos. Isso indica que o Brasil passou com certa tranquilidade pela instabilidade mundial, pós-crise financeira de 2009, sem mergulhar em recessão.



O objetivo deste estudo é analisar o desempenho do setor da Construção Civil ao longo do último ano e também traçar possíveis cenários para 2011, com vistas à negociação coletiva. Analisar o comportamento da ocupação, do emprego, dos rendimentos e do desempenho geral do setor pode ser útil para a elaboração das estratégias de negociação e preparação das campanhas salariais em 2011.


É visível nos anos recentes o movimento que há no setor da construção no país. Em qualquer cidade que se vá, é possível enxergar a força do setor. O crescimento tem sido notório. Os investimentos previstos para os próximos anos, pelo menos até 2016, com a realização das Olimpíadas, também acenam com possibilidades de continuidade da expansão do crescimento e, consequentemente, do emprego. Não há dúvida da importância do setor da construção para o país, principalmente devido ao efeito multiplicador.


Entretanto, o bom desempenho obtido nos últimos anos se refletiu pouco na melhora das condições de trabalho e no rendimento dos trabalhadores. Mesmo com o movimento de formalização, ocorrido em 2010, e as conquistas nas negociações coletivas, o setor ainda apresenta altos índices de informalidade e de rotatividade, como relatado neste texto. As condições de saúde e segurança no trabalho também não têm apresentado grandes avanços, com alta ocorrência de acidentes de trabalho. Além disso, os trabalhadores ainda são submetidos, muitas vezes, a condições muito precárias, o que motivou as últimas greves da categoria.


Diante disso, é preciso avançar na melhoria das condições e relações de trabalho existentes no setor. O espaço das negociações coletivas é o ambiente ideal, não somente na manutenção do que já foi conquistado, mas também na conquista diária de uma vida digna para os trabalhadores e suas famílias, garantindo os direitos e princípios fundamentais do trabalho, a promoção do emprego de qualidade e a extensão da proteção social.


Veja a íntegra do trabalho direto no site do DIEESE: www.dieese.org.br.
Fonte: DIEESE