terça-feira, 24 de abril de 2012

EVENTO DEBATE SAÚDE DO TRABALHADOR

Problemas que acometem  a classe trabalhadora há mais de um século, os acidentes de trabalho serão tema de dois dias de palestras, 25 e 26 de abril, no auditório da Fafire, na Boa vista. A Semana de Reflexões sobre a Saúde do Trabalhador faz parte das comemorações do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, lembrado em 28 de abril. Além das palestras, haverá exibição de filmes que retratam a temática.

No primeiro dia, as discussões vão se dar em torno do uso de agrotóxicos, seus efeitos, saúde pública e o controle de endemias. No dia 26, o debate será sobre a saúde do trabalhador e adoecimento de profissionais de educação.  Entre os palestrantes estão pesquisadores da Fiocruz, da UFPE, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá/SP, do Ministério Público do Trabalho, da Fundacentro, da CNTE e a deputada estadual Tereza Leitão.

O documentário que será exibido no dia 25 é O veneno está na Mesa, de Sílvio Tendler, que trata dos efeitos negativos provocados pelo uso de agrotóxicos, enquanto no dia 26, será exibido o filme Carregadoras de Sonho, de Divison Fiúza. Quem quiser participar deve se inscrever pelo telefone 81 3427-4566 ou 3427-4775, na Fundacentro, ou ainda pelo e-mail eventos@fundacentro-pe.gov.br. A inscrição será concretizada no dia do evento, quando o participante deverá levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal).