quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

AGRICULTURA FAMILIAR > Muitos projetos e baixo orçamento

DIARIO DE PERNAMBUCO
Edição de terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Com o desafio de dar continuidade às ações voltadas para a agricultura familiar, foi empossado ontem na nova secretaria executiva da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) o engenheiro agrônomo José Aldo dos Santos. Ligado aos movimentos sociais, na diretoria da ASA (Articulação no Semiárido) e em outras organizações não-governamentais, o secretário administrará inicialmente um orçamento de apenas R$ 10 milhões e muitas missões.

Este é um orçamento de partida. Vamos trabalhar para novas captações nos ministérios da Agricultura e da Integração Nacional, com a articulação de projetos relacionados`, explicou Aldo Santos.

Experiente, com mestrado em administração rural, Santos deve encampar algumas demandas dos movimentos sociais, entre elas o auxílio à comercialização dos produtos da agricultura familiar, o incentivo da economia solidária e a melhoria da qualidade de vida destes trabalhadores.

Produção
Entre as prioridades está um trabalho direcionado para a melhoria da infraestrutura e para o escoamento da produção, algo essencial para a melhoria de renda das famílias do campo`, continuou. A Secretaria Executiva de Agricultura Familiar terá inicialmente um quadro de 25 funcionários cedidos pela Sara.

De acordo com o governador Eduardo Campos, a secretaria vem para dar continuidade às ações do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), que atuou fortemente no primeiro governo para regularizar a posse da terra dos micro e pequenos agricultores.

Temos que aproximar as políticas públicas e o desenvolvimento tecnológico do agricultor familiar. Conseguimos fazer com que 90 mil agricultores voltassem a operar com o sistema bancário. Temos que desburocratizar as políticas públicas para os que mais precisam`, pontuou o governador, falando também da necessidade de dar acesso aos pequenos produtores ao desenvolvimento tecnológico voltado para a melhoria da produtividade.

Segundo Aldo Santos, existem mais de cem assentamentos rurais em Pernambuco e 240 mil estabelecimentos de agricultura familiar; 70% deles na região do Semiárido. Por isso, a secretaria também terá entre as preocupações a questão da segurança hídrica e do acesso à água para as comunidades.
Fonte: DP - Juliana cavalcanti

julianacavalcanti.pe@dabr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário